APARECIDA DO NORTE - ROTEIRO DA FÉ - PARTE 1

Eu fui a Aparecida do Norte, no último feriado de 21 de abril de 2017, com a excursão da Nitta, alias excelente, eu SUPER RECOMENDO. O grupo todo é bom, e os responsáveis são incríveis. Parabens.

Nosso passeio incluiu também, Frei Galvão, Guaratiguetá e Mosteiro da Sagrada Face, Roseira. Imperdíveis! Eu fui para cumprir uma promessa e levar meu testemunho a Sala de Milagres.

Um pouco de História:
O surgimento da atual cidade de Aparecida está ligado diretamente com a passagem de Dom Pedro de Almeidaconde de Assumar e governante da Capitania de São Paulo e Minas de Ouro, pela então Vila de Guaratinguetá, durante uma viagem até Vila Rica em outubro de 1717 A população decidira realizar uma festa em homenagem à presença da autoridade e, apesar de não ser temporada de pesca, os pescadores lançaram seus barcos no Rio Paraíba do Sul com a intenção de oferecerem peixes ao conde. Os pescadores Domingos Garcia, João Alves e Filipe Pedroso rezaram para a Virgem Maria e pediram a ajuda de Deus e após várias tentativas infrutíferas, desceram o curso do rio até chegarem ao local conhecido como Porto Itaguaçu, já prestes a desistirem da pescaria, até que João Alves jogou sua rede novamente e em vez de peixes, apanhou o corpo de uma imagem de Nossa Senhora, sem a cabeça. Ao lançar a rede novamente, apanhou a cabeça da imagem, que foi envolvida em um lenço.
Durante algum tempo, a imagem foi abrigada na residência de Felipe Pedroso, onde as pessoas da vizinhança se reuniam para orar. Dada a fé local atribuída aos frequentes relatos de milagres atribuídos à representação, em 1734 foi ordenada a construção de uma capela à sua alusão, a mando do vigário de Guaratinguetá no local conhecido como Morro dos Coqueiros. A capela foi aberta à visitação pública em 1745 e uma vez que a fama dos milagres se espalhava por outras regiões do Brasil, tornaram-se comuns peregrinações de fiéis até a localidade. O número crescente de fiéis implicou, em 1834, no início da construção de uma igreja maior, a atual Basílica Velha, sendo solenemente inaugurada e benzida em 8 de dezembro de 1888.
Em 1904, a imagem foi coroada pelo Papa Pio X sob o título de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, sendo consagrada padroeira do Brasil em 1930 pelo Papa Pio XI. Em 1946, foi implantada a pedra fundamental da construção da atual Basílica de Nossa Senhora Aparecida, com projeto de autoria do engenheiro Benedito Calixto Neto, e a 15 de agosto de 1967, em ocasião da comemoração do 250º aniversário do encontro da imagem no Rio Paraíba do Sul, ocorreu a inauguração do templo (ainda inacabado) pelo Papa Paulo VI, representado por um legado especial do Vaticano, ofertando-lhe o título da "Rosa de Ouro". Em cerimônia presidida por Papa João Paulo II, a basílica foi consagrada oficialmente à Nossa Senhora da Conceição Aparecida em julho de 1980. Além de João Paulo II, Aparecida também veio a receber as visitas dos papas Bento XVIem 2007, durante a Quinta Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e do Caribe, e Francisco, como parte da XXVIII Jornada Mundial da Juventude. A localização no Vale do Paraíba, entre as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, com acesso facilitado através da Rodovia Presidente Dutra, favorece a estadia anual de milhões de fiéis e visitantes.

O QUE FAZER EM APARECIDA DO NORTE:

 Basilica Nova, chegando lá,  voce tem que ir:
 Capela das velas, Casa do Pão, Morro do Presépio, 
 Mirante da Torre,
 Museu de cera, Aquário,
 Sala dos Milagres, Capela da ressureição, 
 passarela da fé,
 Teleférico,Capela do Batismo. Shopping,
 Museu de Nossa Senhora Aparecida,
 Cine Aparecida, o filme é ótimo!!!


Tem ponto de taxi que te leva de um ponto ao outro por 4,00 por pessoa

Comentários

Postagens mais visitadas